Muitos fatores influenciam o ressecamento dos lábios, inclusive a exposição ao sol. Neste verão, siga nossas dicas para hidratar os lábios ressecados e não sofra mais com pequenas peles soltas
Rafaella Gazzaneo | 22 de Janeiro de 2023 às 10:00
O ressecamento dos lábios pode ocorrer por diversos fatores como a exposição solar, vento, clima seco ou frio, excesso de saliva, uso de ácidos, poluição, desidratação, o uso de alguns medicamentos específicos e até o ar condicionado. Essas e outras ações que ocorrem no cotidiano podem interferir nesse processo, por isso, é necessário hidratar os lábios frequentemente.
A exposição aos raios solares também é um fator importante quando se trata de lábios ressecados, pois eles agridem os lábios causando ressecamento e até queimaduras. Neste verão, é importantíssimo manter seus lábios hidratados e devidamente protegidos da exposição ao sol. Pensando nisso, separamos algumas dicas infalíveis para te ajudar nesse processo!
Esfoliar os lábios é fundamental para mantê-los macios e hidratados, o processo ajuda a removar células mortas e promover a regeneração celular da região. O ideal é repetir o processo uma vez por semana e investir em produtos específicos para a região dos lábios ou optar por uma receita caseira para lábios ressecados e ardendo.
Para restaurar e reparar a barreira labial, é indicado o uso de produtos específicos ricos em ativos reparadores e hidratantes, como a vitamina E, o pantenol, a manteiga de karité e a manteiga de cacau.
Evitar o contato dos lábios com a saliva é fundamental para uma hidratação eficaz dos lábios ressecados, pois a saliva possui o pH bastante ácido e acaba contribuindo mais ainda para o ressecamento da região labial.
A desidratação é uma das principais causas dos lábios ressecados. Sendo assim, a hidratação do organismo e, consequentemente, dos lábios é fundamental. O ideal é ingerir, pelo menos, 2 litros de água por dia para manter uma hidratação saudável.
É muito importante evitar ao máximo arrancar as pequenas peles dos lábios ressecados, e evitar também de morder o local. Caso aconteça, pode machucar a região e causar irritação e dor nos seus lábios. Lembrando sempre de evitar passar a língua nos lábios, pois prejudicará a cicatrização pelo motivo que já explicamos acima.
Sabemos que manter uma alimentação balanceada é importantíssimo não só para a saúde dos lábios, como de todo o corpo. Evitar alimentos que geram inflamação como ácidos, condimentos, frituras e gorduras é uma dica valiosa para evitar o ressecamento dos lábios.
Micropigmentação labial: especialista explica a técnica
Dermatologistas dão dicas para evitar calos, alergias e ressecamentos nas mãos
Como cuidar dos lábios e evitar o ressecamento no inverno
Confira 13 dicas de como cuidar da pele no inverno
Manteiga de cacau realmente hidrata os lábios?
Como ter lábios perfeitos: dicas e receitas caseiras!