Se você se incomoda com a papada e não pode gastar com procedimentos, vamos te mostrar exercícios simples que podem te ajudar.
Luana Viard | 21 de Agosto de 2024 às 12:30
A flacidez da papada é uma preocupação comum, especialmente à medida que envelhecemos ou ganhamos peso. Essa região, que fica logo abaixo do queixo, tende a acumular gordura e perder elasticidade com o tempo, resultando em uma aparência mais envelhecida.
No entanto, existem exercícios específicos que podem ajudar a tonificar os músculos dessa área e reduzir a flacidez. Selecionamos 5 exercícios simples e eficazes que você pode incluir na sua rotina diária.
Embora o queixo duplo seja frequentemente relacionado ao ganho de peso, não é necessário estar acima do peso para desenvolvê-lo. Fatores como a genética ou a perda de firmeza da pele devido ao envelhecimento também podem causar a aparência de um queixo duplo. Portanto, a gordura não é a única responsável.
"Esta região da face é composta por várias camadas de tecido, que são: pele, gordura do subcutâneo, músculo platisma, gordura acima do platisma, músculo digástrico, glândulas e o osso. A papada pode ser causada pelo excesso de volume de qualquer um destes tecidos, ou pelo formato pequeno e retraído do osso do queixo", explica o Dr. Paolo Rubez ao site terra, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.
Integrar esses exercícios na sua rotina diária pode fazer uma grande diferença na redução da flacidez da papada. Além disso, lembre-se de manter uma dieta saudável e hidratar-se bem para potencializar os resultados. Com consistência, você notará uma melhora significativa na firmeza e na aparência dessa área.
Este exercício ajuda a tonificar os músculos do pescoço e da mandíbula. Para realizá-lo, fique de pé com a coluna ereta e incline a cabeça para trás, olhando para o teto. Em seguida, faça um movimento de "beijar" o teto, esticando os lábios o máximo possível. Mantenha a posição por 5 segundos e repita 10 vezes.
O rolo de pescoço é um exercício simples que ajuda a relaxar e fortalecer os músculos do pescoço. Sente-se ou fique de pé com a coluna reta. Lentamente, incline a cabeça para um lado e faça um movimento circular, levando o queixo em direção ao peito e depois para o outro lado. Complete 10 repetições em cada direção.
Este exercício pode parecer engraçado, mas é muito eficaz. Com a boca fechada, pressione a língua contra o céu da boca com força. Mantenha essa pressão por 10 segundos e repita o movimento 10 vezes. Esse exercício ajuda a tonificar os músculos sob o queixo.
A Farmácia Pague Menos publicou um vídeo em seu canal no YouTube ensinando os exercícios para eliminar papada de forma certa e seguro. Confira abaixo:
O sorriso forçado é ótimo para tonificar os músculos faciais e do pescoço. Sorria o mais amplamente possível, enquanto mantém os lábios fechados e os cantos da boca apontados para cima. Mantenha essa posição por 5 segundos e relaxe. Repita 10 vezes.
Deite-se de costas com o pescoço em linha reta. Lentamente, levante a cabeça em direção ao peito, sem levantar os ombros do chão. Mantenha essa posição por 10 segundos e depois relaxe. Repita 10 vezes.
Leia também: Cortou a franja e se arrependeu? Veja truques para fazer ela crescer mais rápido
O pó compacto preferido da campeã Rebeca Andrade
Descubra segredo para tirar mancha de espinha do rosto
Açafrão no rosto? Entenda por que mulheres estão passando o tempero na face
6 exercícios faciais para diminuir a papada
Saiba como fazer um contorno de maquiagem perfeito
Bichectomia: saiba mais sobre a cirurgia para afinar o rosto