5 dicas para prevenir o surgimento de estrias

Dermatologista explica como evitar o aparecimento das estrias. Hidratar a pele, fazer exercícios e tomar água são alguns exemplos!

Paula Vieira | 26 de Fevereiro de 2021 às 17:00

ferrerivideo/iStock -

É difícil perceber o surgimento das estrias porque elas não causam sintomas. Então, é preciso observar constantemente a pele e contar com o acompanhamento de um dermatologista para evitar que elas se desenvolvam.

As estrias aparecem quando a pele sofre um estiramento intenso, que costuma acontecer durante a gravidez, na adolescência, quando a pessoa está em fase de crescimento ou tem facilidade para ganhar peso.

Apesar de não haver um tratamento que previna o seu surgimento, algumas mudanças de hábito são essenciais para quem não quer que elas apareçam.

RELACIONADAS

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Corte de cabelo para dar leveza: 4 ideias para deixar seus fios leves e despojados

29 frases de filmes da Disney repletas de magia para legendar suas fotos

“É possível prevenir o aparecimento de estrias, basicamente, reduzindo o ganho rápido de peso. Isso é mais complicado em situações como gestação, crescimento, após a realização de mamoplastia de aumento e em algumas doenças que exigem o uso de corticoides orais, por exemplo”, explica a dermatologista Agnes Andrade. “É difícil prevenir que elas apareçam, mas é possível.”

Como prevenir o surgimento de estrias

De acordo com a dermatologista, ainda estão sendo realizados estudos com cremes e outras substâncias que possam prevenir o surgimento das estrias, mas, por enquanto, não há uma eficácia comprovada. Sendo assim, práticas que devem ser incluídas no dia a dia são as soluções mais viáveis.

“É recomendado adotar hábitos de vida saudável, bastante exercício físico, hidratação via oral e na pele. Em termo de tratamento preventivo, ainda é algo desejado, mas não comprovado cientificamente. Não tem nenhuma substância que possa ser indicada que, comprovadamente, vai reduzir a chance de surgirem estrias em pessoas que têm os fatores de ganho de peso rápido”, explica a especialista.

Hidratar a pele com cremes é uma das formas de evitar que as estrias apareçam (Prostock-Studio/iStock)

Veja algumas dicas para evitar o surgimento de estrias naturalmente.

Pratique exercícios físicos

A realização de atividades físicas é recomendada por ser supereficiente na manutenção do peso. Porém, se você faz musculação, é preciso ter cuidado com exercícios mais intensos, porque eles ajudam o corpo a ganhar massa muscular rapidamente. Assim, a pele pode esticar muito e acarretar no aparecimento das estrias.

Hidrate a pele

Apesar de não existirem cremes que impeçam o surgimento da estria, a aplicação de alguns cremes em áreas específicas podem minimizar as chances de uma cicatriz aparecer. Hidratantes à base de óleo de amêndoas, rosa mosqueta e macadâmia, por exemplo, quando aplicados nos joelhos, barriga, costas, lateral do quadril e durante a gravidez, reduzem o ressecamento da pele e podem ajudar muito.

Hidrate o corpo

Se hidratar a pele com cremes é importante para evitar o aparecimento das estrias, beber água e outros líquidos é ainda mais. Isso porque a pele é o primeiro órgão do corpo a desidratar, principalmente devido à exposição ao sol, ar-condicionado, água quente etc. Se você costuma tomar mais de 2 litros de água por dia, sua pele terá menos chances de romper.

Faça massagem localizada

A realização de massagens com os cremes hidratantes ou óleos nas áreas que tendem sofrer com o aparecimento das estrias podem ajudar muito, porque funcionam como uma drenagem linfática, melhorando a circulação.

Coma os alimentos certos

Além de ser muito importante para ajudar a controlar o peso, uma alimentação balanceada mostra os seus reflexos na pele. A vitamina C tem o poder de ativar a produção de colágeno, enquanto o Zinco tem efeito cicatrizante.

A vitamina B5, presente nas carnes, derivados do leite, brócolis e lentilha, por exemplo, auxiliam na renovação celular. A vitamina E é ótima para a pele e ajuda a estrutura da elastina, além de estimular a produção de colágeno, assim como o silício, encontrado na aveia, milho, arroz e frutos do mar.

Compartilhe: