4 cuidados de skincare essenciais para uma pele oleosa

Especialista em cuidados da pele destaca que é importante manter a hidratação e redobrar os cuidados com a limpeza em peles mais oleosas

Luana Viard | 28 de Outubro de 2024 às 14:00

É importante entender as dicas certas para cuidar do seu tipo de pele, somente dessa forma você garante uma rotina saudável e eficaz. - Youngoldman / istock

Aparência brilhosa, pré-disposição para surgimento de acne e poros dilatados são apenas algumas das características das peles oleosas, e são queixas comuns entre os brasileiros na maior parte dos consultórios dermatológicos.

Para amenizar a oleosidade, especialistas explicam que é preciso destinar esforços na criação de uma nova rotina de cuidados com a pele, contemplando não só os produtos focados no seu controle, como também os novos hábitos de prevenção no dia a dia.

Ações podem aumentar a oleosidade da pele

Além da influência genética – que define a tendência à pele seca, oleosa ou mista -, há ainda o impacto pelos hábitos diários que intensificam ou minimizam a oleosidade. O contato frequente com a água quente e a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico (carboidratos, açúcares, gorduras), são exemplos de potencializadores da produção das glândulas sebáceas, responsável pelo aspecto oleoso. Justamente por isso, a prevenção é considerada como o primeiro passo para essa jornada de cuidados.

RELACIONADAS

Sheron Menezzes comemora primeira protagonista da carreira e revela como mantém a forma

Fabiana Justus rebate fake news e revela seu real estado de saúde

Saiba quanto custa assinar cada streaming em 2025

Quais são os passos mais importantes para cuidar de peles oleosas?

Mesmo seguindo as principais dicas de skincare para peles oleosas, é possível que o aspecto brilhante e a produção excessiva de oleosidade ainda persistam. Nesses casos, é fundamental redobrar a atenção na escolha dos produtos utilizados e na forma como eles são aplicados no dia a dia. A Mantecorp Skincare, marca recomendada por 8 em cada 10 dermatologistas, compartilhou um passo a passo para realização do skincare em peles oleosas e nós separamos tudo para você! 

A composição do produto é a grande responsável pelos resultados obtidos na pele; por conta disso, ao realizar o skincare em peles oleosas, a preferência deve ser por ativos que controlem a produção de sebo e ajudem a fechar os poros, como Niacinamida, Zinco PCA, ácido salicílico entre outros. 

Passo a passo de skincare para pele oleosa

Ainda, é preciso uma atenção especial para a ordem de aplicação, seguindo o fluxo de: limpeza - para retirar as impurezas da derme -, hidratação – fornecendo viço e umidade à pele, preparando-a para o tratamento-, tratamento – garantindo os efeitos dos ativos - e por fim proteção solar – criando uma barreira contra os raios solares.

1. Limpeza: eliminando as impurezas 

A primeira etapa do skincare prepara a pele para receber os demais componentes que estão por vir. A limpeza retira os resíduos e impurezas acumuladas na pele ao longo do dia, como a poluição, suor, sebo, maquiagem e bactérias, permitindo a desobstrução dos poros, evitando os populares cravos e espinhas das peles oleosas.  É recomendável fazer a limpeza duas vezes ao dia, utilizando componentes com ação seborreguladora, que controlam e mantém a produção ideal de sebo. 

2. Hidratação: reforçando a camada de proteção 

Diferente do que muitas pessoas pensam, a pele oleosa necessita de hidratação, pois após a higienização, retira-se a camada natural de lipídeos, deixando a pele levemente ressecada; e, se não for hidratada, haverá um rebote com aumento da produção de sebo, gerando, na pele já oleosa, ainda mais oleosidade.

Além disso, é relevante para manter a umidade da pele, e ainda apoiar na integridade da barreira cutânea. Normalmente, pessoas com pele oleosa se adaptam melhor aos hidratantes mais leve e aquosos, que conseguem hidratar e controlar a oleosidade.

3. Tratamento: transformando a pele 

Com a pele realmente limpa e hidratada, a etapa de tratamento abrange produtos com ação específica, indo além camada superficial da pele. Aqui, é comum encontrarmos os ácidos e outros ativos com atuação específica para determinados aspectos enfrentados. 

Nesse passo, é preciso entender qual tratamento a pele em questão necessita, por mais que ela seja oleosa, há grande incidência de espinhas? E quanto aos cravos? São algumas das perguntas norteadoras para guiar a escolha dos produtos a serem usados.

4. Proteção Solar: garantindo a defesa contra os raios solares 

A última etapa de toda rotina de skincare deve ser a proteção solar, que garantirá a proteção da pele contra a radiação ultravioleta, o infravermelho A e a luz visível. Para peles oleosas, a necessidade de aplicação do protetor é a mesma, mas para evitar o aspecto brilhoso recomenda-se o uso protetores com textura leve e efeito anti-oleosidade.

Compartilhe:
skincare pele oleosa cuidados com pele oleosa cuidados com pele

AS MAIS LIDAS

Dia da Amazônia: 4 ativos da região para transformar sua rotina de skincare

O que é ácido hialurônico e como usar no skincare

9 melhores bases para pele oleosa

Cleansing oil: entenda como esse produto pode mudar o seu skincare

Sérum facial: o que é e como incluí-lo na sua rotina

Cleansing Oil: o que são os óleos de limpeza e para que servem